O Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental, através do eixo-temático “Paisagem, Cultura e Conservação” têm dentre seus objetivos: abordar a partir das análises de narrativas orais os aspectos da cultura popular e suas implicações relativas às demais formas/manifestações da cultura em perspectiva interdisciplinar e intercultural.
Assim, no dia 22 de setembro de 2011 foram apresentados no 17º. Fórum Paraense de Letras – 2011, na Universidade da Amazônia – UNAMA, os artigos “Manifestações da cultura popular: o Carimbó como resistência e identidade no município de São João da Ponta (PA)” dos autores Walter Luiz Jardim Rodrigues (graduando em Geografia-UFPA) e Wellingtton Augusto Andrade Fernandes (graduando em Geografia-UFPA) e o artigo “A cultura popular presente em narrativas orais de tocadores e cantadores de Carimbó no município de São João da Ponta/PA” de autoria de Walter Luiz Jardim Rodrigues e Flávio Reginaldo Pimentel (mestrando em Letras-UFPA).
Os resultados das ações do GEPPAM foram evidenciados, assim como as temáticas defendidas por seus respectivos autores num profícuo diálogo entre as abordagens da Cultura e Identidade somados aos conceitos geográfico de paisagem e lugar. E assim, somando para a Geografia-UFPA de forma interdisciplinar.
_______________
Texto: Walter Rodrigues
Fotos: Flávio Pimentel
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Dia 27/08/2011 - Comunidade de São Francisco - Carimbó de raiz.
- DIA 19/08/2011 – Entrevistas com a Secretaria de Educação, Igreja Católica e Georreferenciamento nas comunidades da Campina e Bonfim.
- Dia 18/08/2011 - Fotos para o acervo histórico
- Dia 17/08/11 – Entrevistas na comunidade do Açú e Georreferenciamento nas comunidades de Vila Nova, Açú, Aires e Rio Vermelho
- Dia 16/08/11 – Indo a campo pela manhã
- Livro Memórias de São João da Ponta (2º Momento de Entrevistas) e Levantamento, diagnóstico das Áreas de Proteção Permanentes – APPS
- Memória do município de São João da Ponta a partir de narrativas orais
- DIA 28/07. Pesca e Carimbó: primeiros contatos em São João da Ponta
- 29/7. Segundo dia: mais entrevistas na Sede
- O pescador e sua pesca de cada dia
- DIA 30/07. Comendo poeira até a comunidade do Açú
- DIA 31/07. Uma entrevista, despedidas e agradecimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário