sábado, 1 de outubro de 2011

GEPPAM/Geografia-UFPA no 17° Fórum Paraense de Letras da UNAMA


O Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental, através do eixo-temático “Paisagem, Cultura e Conservação” têm dentre seus objetivos: abordar a partir das análises de narrativas orais os aspectos da cultura popular e suas implicações relativas às demais formas/manifestações da cultura em perspectiva interdisciplinar e intercultural.
Assim, no dia 22 de setembro de 2011 foram apresentados no 17º. Fórum Paraense de Letras – 2011, na Universidade da Amazônia – UNAMA, os artigos “Manifestações da cultura popular: o Carimbó como resistência e identidade no município de São João da Ponta (PA)” dos autores Walter Luiz Jardim Rodrigues (graduando em Geografia-UFPA) e Wellingtton Augusto Andrade Fernandes (graduando em Geografia-UFPA) e o artigo “A cultura popular presente em narrativas orais de tocadores e cantadores de Carimbó no município de São João da Ponta/PA” de autoria de Walter Luiz Jardim Rodrigues e Flávio Reginaldo Pimentel (mestrando em Letras-UFPA).
Os resultados das ações do GEPPAM foram evidenciados, assim como as temáticas defendidas por seus respectivos autores num profícuo diálogo entre as abordagens da Cultura e Identidade somados aos conceitos geográfico de paisagem e lugar. E assim, somando para a Geografia-UFPA de forma interdisciplinar.
_______________
Texto: Walter Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário