domingo, 31 de julho de 2011

DIA 31/07. Uma entrevista, despedidas e agradecimentos



Manoel Benedito Soares (Seu Noé)


Hoje pela manhã seu Zacarias nos levou para entrevistar o senhor Manoel Benedito Soares, 81 anos, conhecido como seu Noé. O objetivo dessa entrevista foi gravar informações a respeito da comunidade do Bomfim. Uma vez que seu Noé é o morador mais antigo desta comunidade de São João da Ponta ele nos informou desde as primeiras casas construídas na comunidade do Bomfim, da devastação da mata nativa, da primeira professora que a comunidade teve, a senhora Maria Martins Dias até os casos de visagens que inundam o imaginário de seus moradores até hoje. Como os casos de tesouros enterrados por pessoas quando vivas e que depois de mortas suas almas não descansam e não deixam os vivos descansar até que o dinheiro, joia, ouro ou outros bens sejam desenterrados.
Esta entrevista foi bastante sucinta, seu Noé respondia as perguntas diretamente e aguardava em silêncio até que a próxima pergunta fosse feita. Neste domingo fizemos apenas esta entrevista. Seu Zacarias nos acompanhou até o final. Houve a necessidade de uma segunda viagem para São João da Ponta a fim realizar entrevistas que não foram possíveis de ser realizada por alguns motivos, entre eles, o tempo.
Despedimo-nos por aqui de São João da Ponta levando saudade e muita experiência na mochila. Agradecemos a todos que nos acolheram e nos ajudaram a iniciar este trabalho que terá como resultado um livro impresso onde a temática será as memórias do município de São João da Ponta. Um agradecimento muito especial ao seu Zacarias Bandeira, que nos disponibilizou estadia na Sede do município, no prédio da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta (Mocajuim) e também em sua casa na comunidade do Açú. Graças a isso, pudemos estar postando estas notícias de campo através do sinal do programa Navega Pará. Agradeço ainda ao auxílio do meu amigo Deividy Edson, que trabalhou duramente fazendo as fotos, gravando o vídeo e ajudando-me na edição e redação destas postagens.
No mais, o trabalho foi muito produtivo do meu ponto de vista.



Walter Rodrigues
Deividy Edson (Colaborador)










------------------------
Observação: Os nomes e as informações prestadas pelos narradores denominados acima são respaldados por Autorização assinadas pelos mesmos. Toda informação aqui apresentada são autorizadas por seus autores para uso de fins didático.





MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PRIMEIRO TRABALHO DE CAMPO DE ENTREVISTAS PARA O LIVRO SOBRE A VALORIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS DE SÃO JOÃO DA PONTA




Nenhum comentário:

Postar um comentário