As entrevistas com os moradores mais antigos da comunidade do Açú em São João da Ponta para o livro sobre as memórias do município ocorreram das 09:00 às 11:30 da manhã. Estivemos conversando com os moradores Jenel Mariano de Oliveira, Raimunda Monteiro Bandeira com seus 96 anos, Ovídio Pinheiro de Brito, conhecido como seu Mimico e responsável por colocar muito cordões e Pedro Monteiro Bandeira, conhecido como Pedro Carimbó, personalidade bastante conhecida no município por suas letras e músicas em prol do Carimbó de São João da Ponta com letras que retratam a paisagem e modo de vida de seus cidadãos.
Raimunda Monteiro Bandeira |
Janel Mariano de Oliveira |
Narrou-se questões relacionadas à cultura como Cordões de animais, Carimbó e outros assuntos relacionados à memória da comunidade e do município de questão.
Ovídio Pinheiro de Brito |
As filmagens e as fotos ficaram a encargo do bolsista PROEXT-UFPA 2010 Wellingtton Fernandes e nas entrevistas tivemos o apoio de Seu Zacarias Monteiro Bandeira, presidente da MOCAJUIM, parceiro indispensável na execução desse projeto.
Pedro Monteiro Bandeira |
Texto: Walter Rodrigues.
Colaboração:Wellingtton Fernandes.
Fotos: Wellingtton Fernandes.
Fotos: Wellingtton Fernandes.
------------------------
Observação: Os nomes e as informações prestadas pelos narradores denominados acima são respaldados por Autorização assinadas pelos mesmos. Toda informação aqui apresentada são autorizadas por seus autores para uso de fins didático.
MAIS NOTÍCIAS SOBRE OS TRABALHOS DE CAMPO DE ENTREVISTAS PARA O LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS DE SÃO JOÃO DA PONTA
- DIA 19/08/2011 – Entrevistas com a Secretaria de Educação, Igreja Católica e Georreferenciamento nas comunidades da Campina e Bonfim.
- Dia 18/08/2011 - Fotos para o acervo histórico
- Dia 17/08/11 – Entrevistas na comunidade do Açú e Georreferenciamento nas comunidades de Vila Nova, Açú, Aires e Rio Vermelho
- Dia 16/08/11 – Indo a campo pela manhã
- Livro Memórias de São João da Ponta (2º Momento de Entrevistas) e Levantamento, diagnóstico das Áreas de Proteção Permanentes – APPS
- Memória do município de São João da Ponta a partir de narrativas orais
- DIA 28/07. Pesca e Carimbó: primeiros contatos em São João da Ponta
- 29/7. Segundo dia: mais entrevistas na Sede
- O pescador e sua pesca de cada dia
- DIA 30/07. Comendo poeira até a comunidade do Açú
- DIA 31/07. Uma entrevista, despedidas e agradecimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário