quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Horizonte Sul-Sul: compartilhando saberes entre Brasil, Cuba e Moçambique

O ano de 2015 marcou a aproximação do GEPPAM (Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental) da Faculdade de Geografia da UFPA com professores de geografia da Universidade Pedagógica de Moçambique. Esse contato ocorreu durante o I Simpósio Luso-Iberoamericano de Geografia Física ocorrido no país africano. Em 2018, a realização de um estágio pós-doutoral em Santiago de Cuba, na parte oriental da Ilha, oportunizou o encontro com professores e pesquisadores de diferentes formações. Os dois momentos foram de grande importante para a formação de uma rede entre professores da Universidade do Pará, Centro Universitário Municipal de San Luis da Universidad de Oriente, e Universidade de Licungo.
Este e-book que como título “Horizonte Sul-Sul: compartilhando saberes entre Brasil, Cuba e Moçambique” é um primeiro resultado de divulgar os trabalhos realizados em diferentes contextos geográficos.
Os professores Mario Uacane da Universidade do Licungo (Moçambique) e Daniel Mendéz (Centro Universitário Municipal de San Luís da Universidad de Oriente, Cuba) assinam comigo a organização desse material. A contribuição desses colegas foi fundamental para a elaboração deste primeiro livro, num grande esforço coletivo para concretização de parcerias, mesmo em contexto de crise econômica, de conflitos ideológicos e de contradições sobre o significado do conhecimento, ciência e saberes.
Neste volume, os autores de diferentes formações, assinam artigos que resultam de pesquisa acadêmica e de extensão universitária. Em Cuba, os trabalhos se apoiam na Tarea Vida, ou seja, a diretriz governamental que integra diferentes áreas para pensar os projetos de enfrentamento às mudanças climáticas. Em relação a Moçambique, os artigos apresentam  situações de risco e de vulnerabilidade socioambiental de um país em transformações e sujeito aos fortes impactos de fenômenos extremos.  A parte brasileira cabe aos discentes de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e de Ciências Ambientais da UFPA, cujas pesquisas desenvolvidas na zona costeira paraense são apresentadas nesse livro.
Por último, é importante registrar os agradecimentos às seguintes instituições:
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES), Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Pará (PROPESP-UFPA), Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (FGC-IFCH-UFPA); Universidad de Oriente (UO), de Santiago de Cuba-Cuba, Centro Universitario Municipal(CUM) de San Luis- UO-Cuba. Ao Centro de Monitoramento de Zona Costera (CEMZOC)- UO-Cuba e à Universidade do Licungo- UNILICUNGO- Moçambique.
Márcia Pimentel, novembro 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário