sexta-feira, 29 de julho de 2011

DIA 28/07. Pesca e Carimbó: primeiros contatos em São João da Ponta


Alcides Chagas (Seu Siribóia)
Com chegada por volta das 17:00 horas na Sede do município de São João da Ponta, não demorou para nos encontrarmos com o senhor Zacarias, presidente Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta (Mocajuim, que nos levou para nossa primeira entrevista com o senhor Alcides Chagas de Sousa conhecido como Seu Siribóia, 86 anos de idade e pescador na ativa até os dias de hoje. Neste dia, contamos também com o apoio do senhor Vergara Filho do ICMBio (Gestão da Resex de São João da  Ponta) e com a presença da senhora Sandra da RESEX Marinha de Mãe Grande de Curuçá. Ali, seu Siribóia nos narrou suas vivências na arte da pesca e suas lembranças da época de sua juventude quando ainda se usava paletó para dançar Carimbó nas noites do munícipio.

João Palheta


Logo depois seguimos para casa do senhor João Batista Palheta, e ali conversamos a respeito das pescarias e festas de Carimbó, cordões e pássaros juninos, assim como da Matinta-Perera, que tanto seu Alcides como seu João e outros pescadores chama de A Feiticeira, e que em noites tranquilas de pescarias são incomodados pelo o assovio agudo e penetrante da mesma. Embora meio adoentado, seu João, nos recebeu com muita simpatia e interesse em dividir seu conhecimento.




Seguindo em frente e dobrando a direita no próximo cruzamento das quietas ruas da Sede de São João da Ponta, andamos uma quadra até estarmos todos sentados na varanda da casa de dona Márcia Pereira de Matos Almeida, a dona Marcinha, como é conhecida carinhosamente por todos do lugar (ver postagem sobre a entrevista clicando aqui). Uma grande defensora da cultura do munícipio e criadora de cordões e danças folclóricas. Ali também se encontravam muito dos participantes do grupo de Carimbó “Frutos da Terra”, incluindo o senhor Apolinário de Matos Almeida, filho de dona Márcinha e líder do grupo de Carimbó “Filhos da Terra”, que desenvolvem um trabalho de preservação desse ritmo paraense no munícipio sendo o único grupo de Carimbó atualmente de São João da Ponta. Apresentamos a proposta de nosso projeto a eles e ficamos de voltar para as entrevistas na manhã do dia seguinte (ver postagem sobre a entrevista clicando aqui).
A noite fomos até a praça para assistirmos o show do grupo “Filhos da Terra”, que animaram a noite com sua música de batidas rápidas e envolventes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário