sexta-feira, 29 de julho de 2011

29/7. Segundo dia: mais entrevistas na Sede


Dona Marcinha
Acordamos cedo e partimos para as entrevistas com dona Marcinha e seu Apolinário. Mas primeiro, precisávamos fazer algumas imagens e buscar a autorização de uso de imagem, som de voz, nome e dados biográficos em obras de preservação histórica de seu Alcides Chagas de Sousa (Seu Siribóia), documento este que usaríamos com todos os nossos entrevistados, pois o conhecimento que eles nos viessem informar era de propriedade intelectual sua e, por tanto, não poderíamos usá-las sem o consentimento de seus legítimos autores.

Apolinário
Assim feito, as entrevistas com dona Marcinha e Apolinário duraram cerca de 2 horas, onde nos foi informado a respeito dos cordões, danças, festa de reis e de ano, festividades, bois-bumbás entre outras expressões artísticas que no passado existiram e que hoje apenas existem na memória dos que vivenciaram esta época. O senhor Apolinário nos narrou a situação do Carimbó no passado e no presente no munícipio, a formação do grupo “Frutos da Terra”, e ainda explicou-nos sobre os instrumentos musicais utilizados nas apresentações  além de nos contar alguns casos de assombrações presenciados por seu hoje falecido pai. Entre outras informações que nos serão de grande ajuda para a redação do livro.
Seu Domingos


Pela parte da tarde encontramos com seu Domingos Santarém, que é um profundo conhecedor das plantas medicinais, rezas e massagens. Seu Domingos nos informou sobre sua vivência como pescador, seu trabalho como curandeiro e benzedeiro além de nos mostrar cada planta de seu quintal e nos explicar a serventia de cada uma.










-----------------------------------
Observação: Os nomes e as informações prestadas pelos narradores denominados acima são respaldados por Autorização assinadas pelos mesmos. Toda informação aqui apresentada são autorizadas por seus autores para uso de fins didático.



MAIS NOTÍCIAS SOBRE OS TRABALHOS DE CAMPO DE ENTREVISTAS PARA O LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS DE SÃO JOÃO DA PONTA

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário