quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curso de Geografia UFPA realiza palestra, oficina e trilha ecológica em São João da Ponta

Professora Márcia Pimentel
No dia 30 de abril de 2011, em São João da Ponta, foram realizadas atividades de extensão com os alunos de Geografia 2011, alunos de Turismo e alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará dos integrantes do GEPPAM desenvolvendo trilhas educativas no mangue, palestras e oficinas nas comunidades de Porto Grande, Deolândia e Açu. Sendo que nesta última, se concentrou uma parte do Grupo para desenvolver e apoiar as palestras e oficinas ministradas na manhã e na tarde do dia 30.



Os demais integrantes do GEPPAM e os calouros 2011 seguiram mais a coordenadora professora Márcia Pimentel acompanhada do professor Walter Silva e alguns alunos do curso de Turismo para trilha educativa que naquela ocasião ficou conhecida como “Batismo no Mangue”.

A oficina “Sustentabilidade com uso de garrafas PET e atividades lúdicas nas comunidades de São João da Ponta - Pa”  ministrada por Leandro (mestrando), Wellingtton (Geografia 2011) e Walter (Geografia 2010); e no apoio, contou com Amanda, Viviane, Ana Paula e Elexandre. No total, tivemos 22 crianças da comunidade do Açú. A oficina se deu nos seguintes momentos: das 11h às 12h e das 14h às 17h cujo objetivo principal foi transformar garrafas Pet em outros objetos e, ao mesmo tempo, discutir questões ambientais da cidade. A oficina alcançou os objetivos no que se propôs. Cada criança retornaria para suas casas com um vai-e-vem confeccionado a partir de garrafas PET, que algumas horas antes estavam jogadas pelas ruas e quintais de sua comunidade.

Paralelamente a oficina, estava ocorrendo na ala ao lado a palestra “Educação Ambiental Comunitária” ministrada pelas mestrandas Amanda e Viviane, pelo graduado Elexandre e pela graduanda Ana Paula (Geografia 2008) contando com cerca de 10 pessoas onde se discutiu questões ambientais do município e o valor de se preservar a Resex para que hoje e no futuro a população possa continuar se beneficiando de seus recursos naturais.
Em todas essas atividades contamos com o grande apoio do agente ambiental voluntário Afonso.


Seu Zacarias, presidente da MOCAJUIM falando aos alunos

Seu Lázaro, vice-presidente MOCAJUIM

O agente ambiental voluntário seu João do PT compartilhando seu conhecimento com os alunos

Dona Bárbara conhecida como "Tia Babita", moradora antiga do local

__________________________

Texto: Walter Rodrigues (Geografia 2010)
Fotos: Amanda (Geografia PPGEO), Ana Carolina (Geografia 2011), Ana Paula (Geografia 2008) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário