quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Geografia UFPA no Encontro Internacional IFNOPAP/ Campus Flutuante 2011


Entre os dias 13 e 22 de outubro de 2011 nos municípios de Belém, Santarém, Óbidos, Alenquer, Oriximiná e Monte Alegre ocorrerá o Encontro Internacional IFNOPAP/ Campus Flutuante 2011. Para este evento de grande importância, considerado uma das mais importantes ações Educacionais, Culturais e Ambientais do Estado do Pará, estará sendo deslocada uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, que abordarão em suas oficinas questões referentes a didática interdisciplinar, conteúdos de geografia física para o ENEM, alfabetização cartográfica e educação ambiental. A programação da Geografia dentro Programa Campus Flutuante 2011 será realizada pelo Laboratório de Ensino da Geografia e Material Didático – LABENGEO com o apoio e participação do Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental – GEPPAM. E ainda, estarão sendo divulgados, em espaço e data dentro da programação do evento, banners e folderes referentes aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores da Faculdade de Geografia.


  • Veja as propostas de atividades da Faculdade Geografia para o IFNOPAP 2011 a seguir:


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES


FACULDADE DE GEOGRAFIA, LABENGEO - Laboratório de Ensino da Geografia e GEPPAM - Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental 


EM SANTARÉM:


OFICINA 1: ELABORAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES

Ministrante: Prof.ª Carmena Ferreira de França (Faculdade de Geografia e Cartografia/  LABENGEO e GEPPAM).

Público: Professores de várias disciplinas que trabalham com ensino fundamental e médio.
Vagas: 25
Dia: 17/10 (manhã e tarde)
Horários: 08 às 10 horas e 15 às 17 horas

Resumo: O Projeto Didático Interdisciplinar consiste no planejamento dos conteúdos e atividades de disciplinas afins para tratar de um tema ou problema, dentro de um período de tempo, em sala de aula, laboratório, etc., com o objetivo de associar procedimentos didáticos e ações sociais. Elaboração da estrutura do projeto, escolha de temas interdisciplinares, definição de estratégias de ensino e cronograma.

OFICINA 2: CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA FÍSICA DO ENEM

Ministrantes: Prof.ª Carmena Ferreira de França, Prof.ª Luziane Mesquita da Luz e Prof. José Edilson Cardoso Rodrigues (Faculdade de Geografia e Cartografia/ LABENGEO)

Público: Professores de geografia que trabalham com ensino médio
Vagas: 25
Dia:19/10 (manhã e tarde)
Horários: 08 às 10 horas e 15 às 17 horas

Resumo: Domínios morfoclimáticos: princípios básicos, sistemas geomorfogenéticos, domínio das terras baixas florestadas equatoriais da Amazônia, paisagens associadas e dinâmicas quaternária. O relevo brasileiro: gênese, divisão e classificação. Características climáticas do Brasil e da Amazônia.

OFICINA 3: “ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA”

Ministrante: Prof. Walter Silva Júnior (Faculdade de Geografia e Cartografia/ LABENGEO, GEPPAM e Núcleo Pedagógico Integrado).

Público: Professores de várias disciplinas que trabalham com educação infantil e ensino fundamental.
Vagas: 25
Dia:19/10 (manhã e tarde)
Horário: 08 às 10 horas e 15 às 17 horas

Resumo: História e princípios da cartografia; avanços técnicos e tecnológicos; orientação e localização; mapas mentais.

EM ÓBIDOS:

OFICINA: “ECO-BRINQUEDOS/AQUILO DEU NISSO: UMA ALTERNATIVA DE REAPROVEITAMENTO DAS GARRAFAS PET”

Ministrantes: Wellington Augusto Andrade Fernandes, Walter Luiz Jardim Rodrigues e Amanda Gonçalves (discentes da Faculdade de Geografia e Cartografia/ LABENGEO e GEPPAM).

Público: Alunos do Ensino Fundamental II Ciclo
Vagas: 20
Dia: 19/10 (tarde)
Horário: 14 às 15 horas.

Resumo: Para contribuir com a formação de uma consciência ambiental crítica entre os alunos do ensino fundamental, a oficina busca: evitar que materiais que podem ser reaproveitados se misturem ao lixo comum, incentivar a produção de brinquedos com material reciclável (garrafa PET) e estimular os alunos a se reconhecerem como responsáveis pela construção e manutenção do ambiente (lar, rua, escola, comunidade). 

XV ENCONTRO INTERNACIONAL IFNOPAP 


O Programa Campus Flutuante, da Universidade Federal do Pará, apresenta a proposta da 15ª edição de um evento que já é considerado uma das mais importantes ações Educacionais, Culturais e Ambientais do Estado do Pará, o Encontro Internacional IFNOPAP/ Campus Flutuante 2011, tanto no que tange a participação sistemática de estudantes, professores, pesquisadores, profissionais dos mais diversos setores da sociedade como no que incide sobre a formação científica, ética e extensionista dos estudantes das diversas áreas do conhecimento da UFPA, já que consegue agregar a proposta acadêmica com a dinâmica intensa e complexa do mercado, na tentativa de minimizar problemas sociais e ambientais nos municípios aos quais visita.

O evento, previsto para o período de 13 a 22 de outubro de 2011, nos municípios de Belém, Santarém, Óbidos, Alenquer, Oriximiná e Monte Alegre, pretende reunir estudantes, pesquisadores do Brasil e do exterior, comunicadores, ambientalistas, empresários e a sociedade em geral para debater assuntos acerca de problemas atuais, tais como desmatamento e queimadas; o efeito das mudanças climáticas sobre os ecossistemas e a biodiversidade. Além disso, identificar manifestações culturais da Amazônia paraense que estejam passando por processo de descaracterização e/ou perdendo espaços significativos de divulgação e de produção, com intuito de apoiá-las e revitalizá-las. 
Com o título “Revisitando Cultura e Biodiversidade: entre o Rio e a Floresta”, pretende-se reunir representantes da comunidade científica sintonizada com esses temas, tanto com vistas à reflexão de caráter científico e conceitual, quanto de questões mais empíricas de interesse das comunidades, sem desmerecimento á informação e à discussão acerca dos processos biofísicos e biogeoquímicos de ecossistemas do Médio Amazonas; biologia de recursos da biodiversidade e interações entre o homem e o ambiente.

SAIBA MAIS SOBRE O IFNOPAP 2011 ACESSANDO:

================
Texto: Walter Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário