quinta-feira, 22 de setembro de 2011

2° Módulo de Capacitação de Agentes Ambientais e 2º Etapa de Georreferencimento de Áreas de Proteção Permanentes – APP’S degradadas



Dando prosseguimento ao 2° Módulo de Capacitação de Agentes Ambientais da Resex Marinha de São João da Ponta, nos dias 16 e 17 de setembro de 2011, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Carmena Ferreira de França, em São João da Ponta, no dia 16 de setembro de 2011 a oficina “Rio e bacia hidrográfica”.
A oficina fez parte de um conjunto de ações ligadas à formação de agentes ambientais da RESEX de São João da Ponta. Portanto, destinou-se a um público composto por membros das várias comunidades integrantes, principalmente por pescadores e agricultores.
O trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte consistiu de uma reflexão teórica a respeito dos conceitos de rio, bacia hidrográfica, vale, vertente e interflúvio. Para isso, foram utilizadas fotografias e mapas temáticos como recursos didáticos.
A segunda parte tratou do reconhecimento, identificação e localização de rios, igarapés, estradas, formas de ocupação da terra e propriedades do município de São João da Ponta, através de imagens orbitais impressas. Foram utilizados recortes de imagem Landsat TM de 2008, composição colorida RGB, e de imagens do Google Earth.
As atividades realizadas durante a oficina proporcionaram a integração entre os conceitos científicos e o conhecimento empírico dos participantes, explorando a vivência cotidiana para a interpretação das imagens. no dia 16 de setembro.
No dia 17 de setembro, foi ministrado o 2º módulo do curso de informática para executiva da Associação.

2º Etapa de Georreferencimento de Áreas de Proteção Permanentes – APP’S degradadas
(12 a 16 de setembro de 2011)

Área degradada 

Nessa segunda atividade foram mapeadas APP’S do entorno da RESEX de São João da Ponta nas comunidades de Vila Nova, Retiro, Brasilândia, Coqueiro, Sede-Cidade, Ayres, Monte Alegre e Vale da Benção. entre outras. Novamente o GEPPAM estava lá nas pessoas de Welington Morais e Elexandre Martins, que contaram com o apoio de Lauriane (ICMbio), Felipe (ICMbio) e Vando (Prefeitura de São João da Ponta).

Outras áreas afetadas pela ação humana





Equipe GEPPAM, ICMBio e Prefeitura Municipal de São João da Ponta 


_________________

Texto: Professora Carmena França e Walter Rodrigues
Fotos: Welington Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário