sábado, 10 de setembro de 2011

REUNIÃO ENTRE EXTRATIVISTAS DE CURUÇÁ E FACULDADE DE GEOGRAFIA




Uma equipe composta por alunos da pós-graduação, graduação do curso de Geografia/UFPA e da especialização do Núcleo de Meio Ambiente - NUMA/UFPA, coordenada pela professora Márcia Pimentel, deslocou-se na manhã desse dia para o município paraense de Curuçá a 107 km da capital Belém com o objetivo de definir os trabalhos a serem desenvolvidos junto às comunidades da Reserva Extrativista Marinha de Mãe Grande – Curuçá (PA), conforme as metas traçadas no Programa "Educação Ambiental nas RESEX'S Marinhas de São João da Ponta e Mãe Grande - Curuçá", aprovado pelo Edital Programa de Extensão Universitária- PROEXT 2010- MEC/SESu, e coordenado pela Profª. Drª. Márcia Aparecida da Silva Pimentel - Faculdade de Geografia e Cartografia, Universidade Federal do Pará <clique aqui e saiba mais sobre o Programa>.
Os resultados das experiências na RESEX de São João da Ponta, semestre passado e início desse semestre, serão apresentados aos representantes da RESEX de Mãe Grande em reunião na Casa dos Pescadores de Curuçá para que conjuntamente se definam as comunidades a serem assistidas pelo Programa e as ações a serem realizadas pela Faculdade de Geografia e Cartografia - FGC e Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental – GEPPAM.
Estavam presente o presidente da Casa do Pescador de Curuçá, o senhor Franciney e a vice-presidente, a senhora Sandra, além dos representantes das comunidades do munícipio, que também se apresentaram e expuseram suas dúvidas e contribuições ao programa. Contou-se com a presença do ICMbio, assim como a presença da Secretaria de Educação do Município de Curuçá, que disponibilizou a participação de professores da rede pública de ensino para colaborarem com os projetos do programa para as comunidades atendidas. Neste dia pode-se obter a anuência dos lideres da Resex em acordo com os lideres comunitários, bem como a definição das comunidades em que serão desenvolvidas as atividades.
Dentre as 60 comunidades que estão presentes na Resex Mãe Grande foram escolhidas pelos presentes as comunidades de Pauxis, Pinheiro, Andirá, Arapiranga, Membeca e Muriá para as ações de extensão.

==============================
Texto: Walter Rodrigues e Gilmara Silva
Imagem: Gilmara Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário