quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Reunião do Conselho Gestor da Reserva Marinha São João da Ponta

      O Conselho Gestor da Reserva Marinha São João da Ponta reuniu-se, no dia 31 de agosto deste ano, na sede da Associação dos Moradores, para apresentar os novos integrantes que farão parte das ações de planejamento e de decisões coletivas sobre esta unidade de conservação. Participaram da reunião os representantes das seguintes entidades: ICMbio, que preside a sessão, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará - EMATER, Igreja Católica, Colônia de Pescadores, Resex Curuçá, Universidade Federal do Pará - UFPA, Grupo dos Jovens Protagonistas de São João da Ponta, polo Deulândia, polo São Francisco, polo Porto Grande e polo Cidade.

    Um dos pontos de pauta da reunião referiu-se aos desafios dos novos conselheiros em discutir estratégias da gestão sobre o uso dos recursos naturais. Como desdobramento desse último foi dada a explicação sobre o processo de cadastramento dos novos usuários da Resex.

    A prof. Dr. Márcia Aparecida da Silva Pimentel que ocupa cadeira no conselho, representando a Universidade Federal do Pará, agradeceu a colaboração da comunidade no apoio ao evento Entre Marés, realizado em junho, e anunciou a continuidade da extensão universitária e novas pesquisas de iniciação científica que serão desenvolvidos na Resex Marinha para os próximos anos.

    O Conselho Gestor de uma unidade de conservação é um dispositivo institucional que objetiva tornar mais democrático e participativo a gestão e o planejamento da Reserva Marinha São João da Ponta, com apoio das comunidades, associação de moradores e parceiros para viabilizar ações sustentáveis, educacionais e científicas.

Texto: Prof. Drª. Márcia Pimentel e Jorge Alex
Foto: Jorge Alex, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário