sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA realiza trabalho de campo do curso de especialização do IESP na Reserva Extrativista Marinha (Resex) de São João da Ponta, Nordeste Paraense.




Será realizada hoje pela Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA e Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental – GEPPAM, em parceria com a Associação dos Usuários da RESEX Marinha de São João da Ponta – MOCAJUIM e Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade – ICMbio (equipe de gestão da RESEX), o trabalho de campo do curso de especialização promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH para o Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado do Pará - IESP.  Serão cerca 42 oficias da  Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Ananindeua e Centro de Perícias Renato Chaves envolvidos nesse trabalho de campo que visa à qualificação desses profissionais da área da segurança pública. Este trabalho de campo é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Márcia Pimentel da Faculdade de Geografia da UFPA. Também foi convidada a participar da programação a equipe de segurança do município de São João da Ponta.


Sobre o trabalho de campo a ser realizado


O trabalho de campo é um instrumento metodológico essencial para a Geografia. Assim ele deve seguir um roteiro de observações que possibilitam as análises sobre o espaço geográfico.
Nosso objetivo junto à RESEX de São João da Ponta é possibilitar um olhar prismático sobre o modelo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Olhar a Unidade de Conservação sob o ponto de vista do geossistema, do território e da paisagem contribui para o trabalho de gestão da unidade.
Este roteiro compõe-se de duas partes: a primeira fornece informações sobre o desenvolvimento do campo. A segunda apresenta os procedimentos para elaboração do relatório.
PROGRAMAÇÃO NA RESEX:
Pela manhã:
- Palestra “Gestão em Unidade de Conservação de Uso Sustentável” com a equipe de gestão do ICMbio e presidente e equipe da executiva da MOCAJUIM (Associação dos Usuários da Resex).
- Reconhecimento de campo na sede municipal de S.João da Ponta: observação da paisagem cultural.

ALMOÇO: na sede da MOCAJUIM.

Pela tarde:
- Reconhecimento da diversidade de unidades de paisagens na área da RESEX e entorno.

- Os alunos serão subdivididos em quatro grupos. Cada grupo fará um trajeto orientado por um membro da MOCAJUIM e com apoio técnico dos bolsistas de extensão universitária da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará e integrantes do GEPPAM.



Texto: Márcia Pimentel e Walter Rodrigues
Fotos: Wellingtton Fernandes e Hemerson da Silva.