segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Trabalho de campo em Campos do Jordão - SP com os alunos da Pós-graduação / Procad

Objetivo: Conhecer o parque estadual de Campos do Jordão, Unidade de Conservação de Proteção Integral inserido na discussão sobre paisagem e gestão dos recursos naturais. 

Serra da Mantiqueira, em São Paulo 

Do mirante é possível ver o relevo de mares de morros, estudo por Aziz Ab'Saber. 


Portal de entrada da cidade de Campos do Jordão 

Localizada na serra da Mantiqueira em altitude acima de 1.500 m. 
Na foto os alunos do mestrado de Geografia  que estão estudando no Programa de Pós-graduação de Geografia da USP.  Em trabalho de campo com a Professora Dra. Márcia Pimentel 

Mata de Araucária que compõe a paisagem dessa região. 

A Araucaria Angustifolia é uma espécie nativa encontrada na Mantiqueira e, principalmente, no sul do pais, no chamado Domínio das Araucarias. 

O Parque Estadual de Campos do Jordão é um Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrada pelo governo do estado de São Paulo. Os alunos da pós-graduação percorreram um trecho da trilha da Cachoeira para observação da paisagem e da organização do espaço de uso público, além disso, conversaram com funcionários do Parque sobre gestão da unidade. Essa atividade prevista na disciplina Gestão  dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, no tema Unidades de Conservação, ministrada pela Professora Dra. Márcia Pimentel no PPGEO (Programa de Pós-graduação em Geografia)  que incluiu também o trabalho de campo no Parque Estadual da Serra das Andorinhas em São Geraldo do Araguaia - PA e na Reserva Extrativista  de São João da Ponta - PA essa última um modelo de uso sustentável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário