sábado, 26 de dezembro de 2015

Encontro Luso-afro-americano de Geografia Física e Ambiente (1º CIRCULAR)


Encontro Luso-afro-americano de Geografia Física e Ambiente
Reflexões sobre a Geografia Física e o Ambiente num mundo em conflito
7 a 9 de Junho de 2016
Universidade Pedagógica de Moçambique
Maputo, Moçambique

O Encontro Luso-afro-americano de Geografia Física e Ambiente pretende-se constituir como um fórum privilegiado para a discussão de problemáticas relacionadas com a Geografia Física e o Ambiente, congregando investigadores africanos, europeus e americanos.
Num contexto global em que a proliferação de conflitos políticos e armados tem potenciado situações de risco para as sociedades, continuam a observar e a agravar-se condições de crise ambiental e degradação dos elementos naturais do nosso planeta.
Neste sentido, pretende-se com este evento reunir académicos oriundos dos três continentes, para
a discussão das temáticas propostas.

Eixos temáticos:
1. Geografia Física e Ordenamento do Território
2. Planeamento Ambiental, Paisagem e Áreas Protegidas
3. Riscos Naturais e Gestão de Crises
4. Tecnologias de análise espacial e ambiental
5. Ensino das Temáticas Físico-naturais na Geografia Escolar
Instituições Organizadoras:
Universidade Pedagógica de Moçambique
Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UMinho)

Datas importantes (ALTERAÇÃO DO PRAZO DE ENVIO DOS RESUMOS):
Até 15 de janeiro de 2016 – envio de resumos (serão indicadas em breve as normas para resumos)
Até 30 de janeiro de 2016 – envio de resultados
Até 30 de março de 2016 – envio dos textos completos


Todas as informações estão disponíveis no website do evento: http://elaagfa.weebly.com


sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

UNESCO abre Edital para contratação de Assistente de Pesquisa


A Organização das Nações Unidas (UNESCO) abriu através do Edital Nº 016/2015 o Processo de Seleção para 02 (duas) vagas de Assistente de Pesquisa. 
As vagas estão destinadas a candidatos que possuam curso superior ou cursando os dois últimos semestres de graduação na área de Ciências Humanas. 
Entre outras exigências para participação do projeto estão possuir experiência em atividades de pesquisa ou extensão. Desejável experiência de trabalho de campo com comunidades tradicionais e com ferramentas participativas. Desejável familiaridade com a temática ambiental, em especial em ecossistemas da Costa Amazônica ou comunidades extrativistas e de pescadores artesanais. Desejável experiência em trabalhos envolvendo pesca artesanal. 
Os interessados deverão enviar o CV do dia 21/12/2015 a 04/01/2016 no endereço de e-mail: fvamazonia@unesco.org.br. O currículo deverá ser enviado em formato PDF ou compatível com o Word. 

Para outras informações segue o link para o Edital

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental
Aplicada e Gestão Territorial 

Apresentação

O V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial será sediado na Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geografia, campus do Pici em Fortaleza. Objetiva promover debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável. Assim, trata-se de um momento singular no contexto nacional, com espaços destinados a discussão e intercâmbio de conhecimentos atrelados a temas relacionados com o evento que será constituído por um conjunto de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos por acadêmicos, técnicos o que propiciará uma troca maior de conhecimentos entre os participantes do congresso. Este evento envolve parcerias entre a Universidade Federal do Ceará - UFC (Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGe e Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA), 13 universidades públicas brasileiras e uma estrangeira (Cuba), incluindo seus respectivos programas de graduação e pós-graduação e grupos de pesquisa.


Eixos Temáticos:

Área1 - Educação ambiental aplicada
Eixo 1: Educação ambiental, sustentabilidade e gestão comunitária.
Eixo 2: Educação Patrimonial e cultura afrobrasileira e indígena.
Eixo 3: Ecopedagogia na educação formal e informal.

Área 2 – Gestão territorial em escala local e regional
Eixo 4: Sociobiodiversidade e biotecnologias alternativas.
Eixo 5: Bacias hidrográficas: planejamento e gestão ambiental.
Eixo 6: Planos diretores e políticas culturais e territoriais.

Área 3 – Cartografia social na representação de conflitos territoriais
Eixo 7: Territórios, populações tradicionais e conflitos sociais.
Eixo 8: Geotecnologias aplicadas à gestão ambiental participativa.
Eixo 9: Cartografia temática aplicada em áreas de risco.

Leia mais: http://congressoambiental.webnode.com/

terça-feira, 29 de setembro de 2015

GEPPAM no XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFPA

Na tarde do dia 24 de setembro de 2015, conforme a programação do XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFPA foram apresentados dois trabalhos de iniciação científica por bolsistas do GEPPAM orientados pela Prof.ª Dr.ª Márcia Pimentel.

As pesquisas abordaram o tema Áreas Protegidas com destaque para as RESEX Marinha do Nordeste Paraense e a Comunidade Quilombola de Nossa Senhora do Livramento localizada no município de Igarapé-Açú (PA). Apresentados a partir dos respectivos projetos e planos de trabalho:

Projeto de Pesquisa: Biodiversidade, populações tradicionais e uso sustentável dos recursos naturais em áreas protegidas.
Plano de Trabalho: Tipos de recursos naturais, usos e práticas sustentáveis em área de Reservas Extrativistas Marinhas do Nordeste Paraense: um estudo sobre biodiversidade e populações tradicionais.

Apresentado pelo bolsista Wellingtton Fernandes (PIBIC/UFPA)

Projeto de Pesquisa: Conservação e Uso dos Recursos Naturais em Áreas Protegidas do Nordeste Paraense. 

Plano de Trabalho: Identificação e Sistematização dos Conhecimentos Tradicionais Relacionados aos Recursos Naturais em Área Remanescente Quilombola de Nossa Senhora do Livramento, Igarapé-Açú (PA).

Apresentado pelo bolsista Joelson Nascimento (PIBIC/UFPA)
______________________________________
Texto: GEPPAM
Fotos: Tamires Ribeiro e Ana Beatriz Chêne.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Estão disponíveis os novos relatórios do Instituto de Pesquisa Aplicada- IPEA. Confira!


      

Publicados e disponibilizados ao público os novos relatórios do Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA. O observatório analisou a política de regularização fundiária da Secretaria do Patrimônio da União nas áreas de várzea da Amazônia, cujo público alvo são as populações tradicionais que vivem e trabalham nas várzeas. O observatório analisou três territórios: Belém insular e Abaetetuba, Marajó e Xingu. Que resultou em três relatórios territoriais e um relatório final. E em breve será lançado o livro.
A seguir os links para acesso aos novos relatórios do IPEA que podem ser acessados na íntegra e gratuitamente:






Para acesso aos relatórios anteriores basta clicar aqui e aproveitar essa dica de aquisição de conhecimento e fonte de dados oficiais para enriquecer sua pesquisa.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Projetos de pesquisas são apresentados pelo GEPPAM ao Conselho Deliberativo da RESEX de São João da Ponta


Às 10:00 horas do dia  30 de abril de 2015 deu-se início a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da RESEX de São João da Ponta. O gestor local, senhor Waldemar Londres Vergara Filho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, fez a chamada de todos os conselheiros presentes na reunião, que responderam levantando o braço em sinal de presença.
A professora Márcia Pimentel da Faculdade de Geografia da UFPA e dos programas de Pós-graduação em Geografia – UFPA e Ciências Ambientais – UFPA/EMBRAPA/MPEG e coordenadora do Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental – GEPPAM, falou sobre as atividades já desenvolvidas pela Universidade no município de São João da Ponta em parceria com a Associação dos Extrativistas da RESEX de São João da Ponta - MOCAJUIM desde o ano de 2010. Logo em seguida, a professora Márcia, apresentou aos presentes os projetos a serem desenvolvidos pela UFPA na RESEX através de seus alunos da pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais. 




Em seguida cada estudante falou sobre seus projetos e sobre suas expectativas, destacando a importância dessa troca e construção de conhecimentos entre a comunidade e a universidade.


Dado prosseguimento, o gestor deu início ao processo de homologação das propostas de trabalhos apresentadas, as quais foram aprovadas por unanimidade pelos conselheiros ali presentes. Sendo destacado que a importância e mérito social da pesquisa estão associadas ao SISBIO.


 Professores visitantes da Université Paris 13




Foram apresentados pela professora Márcia para os presentes, dois professores visitantes da Université Paris 13, da França, o senhores Pierre e Philippe. O professor Pierre Teisserenc falou da importância daquela reunião e do papel do agente ambiental voluntário no contexto da RESEX e lembrou-se de sua última visita a São João da Ponta em 18 novembro de 2011. Em seguida o professor Philippe Plas fez algumas considerações em francês sendo traduzido em seguida pelo professor Pierre. Lembrando que o professor Pierre Teisserenc já esteve em atividades desenvolvidas pelo GEPPAM na RESEX de São João da Ponta ministrando a palestra ”O território da Ação Pública”, onde foi discutido o papel do agente ambiental (animateur, animador em francês) dos parques da França e relacionados com o papel dos agentes ambientais das reservas extrativistas do Brasil. Ver postagem aqui!


Fotos: Wellingtton Fernandes e Walter Rodrigues.
Texto: GEPPAM.

domingo, 12 de abril de 2015

Começam as obras do viveiro de plantas de São João da Ponta -PA




Em breve será inaugurando na sede da Associação dos usuários da RESEX de São João da Ponta- MOCAJUIM, um viveiro Escola de Plantas Medicinais. Projeto este do Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental - GEPPAM da Faculdade de Geografia UFPA, com apoio da MOCAJUIM e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e com o apoio técnico do Escritório da EMATER de São João da Ponta-PA. O projeto está andamento conforme as fotos.





 Em breve mais  um espaço de aprendizado e compartilhamento de saberes!

Fotos: Vergara Filho.
Matéria: GEPPAM.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Conheça o livro "Paisagens geográficas: um tributo a Felisberto Cavalheiro" - Download grátis!

Baixar livro!

Apresentação


A idéia de um livro abordando conceitos, métodos e técnicas de Ecologia da Paisagem surgiu durante as aulas de TEORIA GEOGRÁFICA DA PAISAGEM, ministradas pelo Prof. Dr. Felisberto Cavalheiro no Departamento de Geografia da FFLCH-USP, desde o início dos anos de 1990. O Prof. Felisberto, juntamente com seus orientados de Mestrado e Doutorado, organizaram o material das aulas para que, assim, formassem uma linha mestra para a publicação do livro. As temáticas e os capítulos aqui apresentados correspondem de certa forma, às aulas lecionadas pelo Professor. Infelizmente, a partir do ano 2000, o Prof. Felisberto passou a apresentar uma série de problemas de saúde, que resultaram em seu falecimento no ano de 2003. Não houve tempo suficiente para a publicação de obra tão importante. Em 2005, durante o EGAL (Encontro de Geógrafos da América Latina) no Departamento de Geografia da FFLCH-USP, eu, João Carlos Nucci, Andréa Presotto e Humberto Gallo Jr, nos reunimos para dar os encaminhamentos necessários à publicação da obra, fato que a princípio nos deixou muito desorientados, pois não contávamos mais com o apoio do nosso saudoso professor. Assim, distribuí entre os interessados em compor a obra, a cópia das transparências das aulas ministradas por Felisberto para que todos pudessem escrever o seu próprio texto, a partir das idéias e das temáticas já organizadas pelo Professor. João Carlos Nucci se encarregou de escrever os capítulos ligados à Ecologia da Paisagem e do planejamento de espaços livres no espaço urbano (juntamente com Andréa Presotto). Fabiane S. Toledo e Douglas G. Santos publicam pesquisa empírica, um estudo de caso, desenvolvido em Uberlândia/MG, sobre o índice de áreas verdes por habitante na área urbana da cidade, grande preocupação acadêmica de Felisberto Cavalheiro. Humberto Gallo Junior e Débora Olivato ficaram responsáveis pelos capítulos sobre legislação e políticas ambientais, unidades de conservação e gestão do território. Yuri Tavares Rocha escreveu sobre o PauBrasil e a Floresta Atlântica, um dos assuntos de sua tese de doutoramento orientada pelo professor Felisberto Cavalheiro. A Professora Lívia de Oliveira, numa homenagem emocionante, escreveu sobre sua especialidade, Percepção Ambiental, assim como as Professoras Marlene T. Muno Colesanti e Gelze Serrat Rodrigues, que se debruçaram sobre as temáticas da Educação Ambiental e Paisagem. O arquiteto Paulo Celso Dornelles del Picchia contribuiu com um importante capítulo sobre o histórico do ordenamento da paisagem. O Prof. Gert Gröening, orientador do Prof. Felisberto Cavalheiro na Alemanha nos anos de 1970, fez uma importante contribuição sobre a vida acadêmica do homenageado, e o seu texto foi traduzido para o português por João Carlos Nucci. A Profa. Vânia Rosolen apresentou um outro estudo empírico, base dos estudos da Paisagem, sobre a influência da pedogênese na transformação da paisagem natural na Amazônia. Eu, Prof. Douglas Gomes dos Santos, juntamente com a aluna de graduação em Geografia, Michelle Camilo Machado da Silva fomos os responsáveis por receber, organizar e colaborar com os autores. Tomava corpo, então, o livro em homenagem não só a Felisberto Cavalheiro, mas também à sua obra e sobre o conceito de Paisagem para a Geografia. A aluna Michelle teve, também, a importante incumbência de refazer todas as figuras constantes nesta obra.
Por fim, eu e João Carlos Nucci discutimos sobre a necessidade de incorporar à obra um texto do Prof. Felisberto, e a escolha foi um artigo publicado em 1994 em obra organizada por Samia Tauk, que é referência até os dias de hoje.

Uberlândia, Março de 2009. 
Prof. Dr. Douglas Gomes dos Santos 
Instituto de Geografia Universidade Federal de Uberlândia

Referência: PAISAGENS GEOGRÁFICAS: Um tributo a Felisberto Cavalheiro. /Organização de Douglas Gomes dos Santos e João Carlos Nucci. -- Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2009. 196 p.